Artigos e notícias

Evite a desidratação em seus treinamentos com a ingestão correta de líquidos - 17/11/2015

Artigos e notícias - Voltar para "Nutrição" - Voltar para artigos e notícias

 

A realização de exercício físico aumenta a produção de calor, de modo que o organismo precisa acionar mecanismos para eliminá-lo, já que seu acúmulo pode elevar a temperatura corporal a índices incompatíveis com o que suporta nosso corpo. Para isso existe a sudorese (suor), que implica na perda de calor por meio da eliminação de água e eletrólitos. 
Dessa forma, a sudorese é positiva, uma vez que permite ao organismo manter sua temperatura durante a realização da atividade física. Em atividades com duração superior a 30 minutos, as bebidas esportivas são mais eficazes do que a água, pois: 

  • a ingestão de bebidas esportivas contendo carboidratos (CHO) eletrólitos estimula significativamente bem mais a absorção intestinal de fluidos, reduzindo a diurese, em comparação com a água;  
  • as bebidas fornecem carboidratos, melhorando o desempenho em atividades prolongadas e intensas;  
  • quando os indivíduos consomem bebidas esportivas, a percepção subjetiva do esforço é menor;  
  • o sódio aumenta o paladar e a absorção de água no intestino; 
  • as bebidas esportivas apresentam paladar superior em relação a água, o que encoraja a maior ingestão;  
  • as bebidas promovem a reposição de água e de eletrólitos de modo mais eficiente após o exercício;
  • A bebida esportiva apresenta carboidrato em sua composição. 

É também recomendado a ingestão de líquidos (200 a 300ml) cinco a 10 minutos antes do início do treinamento físico.  
Quando produzimos o suor, este é lançado na pele e, em seguida, evaporado. Por isso, ambientes quentes e úmidos são particularmente estressantes quanto à manutenção da temperatura. Em ambientes quentes e com umidade elevada, a desidratação e a elevação da temperatura que acompanha (hipertermia) são as principais causas da fadiga durante o exercício. 
Você mesmo pode preparar sua bebida. Mas fique atento, pois sucos de frutas não são adequados para serem consumidos durante o exercício, pois neles a concentração de CHO (carboidrato) é o dobro da concentração de bebidas esportivas, enquanto a de sódio é abaixo do ideal. Além disso, o principal CHO que um suco apresenta é a frutose, responsável por problemas gastrointestinais em alguns indivíduos.  
Fique também atento à coloração de sua urina: cor clara significa que você está bem hidratado. Levando-se em consideração estes aspectos e sob a orientação de um profissional especializado, certamente ótimos treinos virão.  

Fonte: Prof. Dr. Newton Nunes @nunesnewton - www.areadetreino.com.br/ Imagem: Shutterctock - Skydive Erick

Ferramentas

2013 © Midia Sport - Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Termos de uso