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Rumo à Corrida de São Sebastião! - 18/01/2016

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Mais de cinco mil atletas estarão na corrida de São Sebastião Caixa, no próximo dia 20. A prova será no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio e abrirá o calendário de corridas da cidade. 
Para ajudar aqueles que vão se divertir no evento que faz parte das comemorações oficiais do feriado de São Sebastião, o nutricionista Leonardo Acro listou algumas dicas de alimentação, hidratação e suplementação, que vão ajudar bastante os atletas na preparação da prova e nesse período do ano.
 
De acordo com Leonardo Acro, é importante que os atletas façam refeições mais leves e fracione as refeições diárias, comendo mais vezes e em menor quantidade. Outra dica importante é não abrir mão dos alimentos compostos por grãos integrais, como macarrão, pães e arroz integrais, que são muito bem-vindos. “No verão também devemos consumir alimentos menos energéticos e aumentar o consumo de líquidos para compensar a perda decorrente da transpiração”, explica o nutricionista.

HIDRATAÇÃO

A ingestão de líquidos deve ser frequente durante todo o dia. O ideal é não esperar a sede aparecer, o que é um sinal de desidratação. A água compõe 70% do corpo humano e deve ser reposta com eficácia.
 
“Para redução dos efeitos solares e para ajudar no desempenho físico, o uso de bebidas carboidratos e eletrólitos durante o exercício extenuante se torna uma atitude muito benéfica para a saúde humana. Durante a transpiração, perdemos também sais minerais, logo, além da água, outras bebidas indicadas para esse período são os sucos naturais de frutas e vegetais, chás e água de coco. E dependendo da intensidade da atividade física, bebidas isotônicas também são indicadas”, ressalta Leonardo Acro.
 
SUPLEMENTAÇÃO

É importante buscar sempre orientação nutricional. Não comece a suplementar sua alimentação sem consultar um nutricionista, que vai orientar o atleta da maneira correta e segura.
 
TREINAMENTO SUGERIDO

As dicas para a prática esportiva no verão vão além da alimentação. O lado físico dos treinamentos também deve ser considerado e por isso, o professor de educação física e assessor esportivo André Cavalcanti aponta três cuidados fundamentais que os atletas devem ter durante os treinamentos.
 
Roupas leves: use roupas leves durante o treino e sue naturalmente. Evite roupas pesadas, como moletons, por exemplo. Protetor solar: use protetor solar para evitar queimaduras do sol.
 
Horário: se puder, treine preferencialmente bem cedo, por volta de 7h, ou após o pôr do sol. Praticar esportes em uma temperatura acima dos 28ºC pode prejudicar sua saúde.
 
André também lembra que a volta aos treinos pós-festas de fim de ano requer cuidados especiais, pois o corpo precisa entender a transição.
 
“O retorno aos treinos pós-festas de fim de ano tem que ser gradativo para que o corpo se adapte novamente a atividade física, permitindo que a intensidade dos treinos aumente naturalmente. Esse equilíbrio é importante para evitar lesões”, diz André.

Confira abaixo a lista com os alimentos recomendados e os que devem ser evitados:
 
Alimentos recomendados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos.
 
Não recomendados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese), frituras e bebidas alcoólicas, pois o álcool contribui para desidratação. 
 
Para ter atenção: alimentos perecíveis, que necessitam de refrigeração e armazenamento adequados, principalmente no calor. 

Fonte: Kauana Araújo / Redação MidiaSport - Foto: MidiaSport

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