Meias de compressão, sim ou não?

Hoje em dia é comum observarmos em provas de triathlon e corrida o uso dessas meias, que na verdade vão do tornozelo até a parte inferior do joelho e que prometem melhorar o retorno venoso (sangue que retorna ao coração) diminuir a dor muscular na panturrilha, evitar câimbras, ajudar na recuperação etc…

Esse tipo de meia já existe há muitos anos no meio clínico, indicada para pessoas com problemas de circulação nas pernas, que não tem nada a ver no caso de corredores durante a prática da atividade física, onde o coração trabalha mais rápido que o normal e consequentemente bombeia sangue muito mais rápido.

Um estudo realizado em 2009 analizou 21 corredores amadores homens entre 25 e 60 anos de idade, que tinham entre 4 e 35 anos de experiência em corridas, pesavam entre 62 e 90kg, com percentual de gordura entre 8 e 17% e que faziam 10km entre 34 e 61 minutos.

O estudo foi realizado em esteira, primeiro sem as meias de compressão e 10 dias depois com elas. A velociade da esteira aumentava 1km/h a cada 5 minutos e a velocidade inicial variava dependendo do corredor justamente para que todos  passassem  de 30 minutos de corrida antes de chegar a exaustão.

O resultado mostrou que usando as meias os corredores suportaram em média 1:41 mais tempo do que sem as meias, ou seja, de 35:03 no primeiro para 36:44 no segundo teste. Dentre as outras variáveis analizadas percebeu-se uma melhora de 2 a 6% quando os corredores usaram as meias, a única variável que não mostrou mudança foi no VO2.

Não posso encarar como verdade absoluta apenas por ter lido um artigo, já que existem muitas outras variáveis e maneiras de realizar o estudo que podem nos mostrar outros resultados, mas podemos colocar a cabeça para pensar e encontrar vários caminhos que ainda precisam ser explorados para determinar a utilidade das meias. O estudo foi feito em atletas amadores o que torna os resultados muito subjetivos, já que atletas amadores podem perceber mudanças nos seus tempos mesmo sem mudar sua rotina, que por si só já não é como a rotina de um atleta profissional. As meias também podem ter influenciado mais a parte psicológica do que a física, nesse caso não havia como estudar um grupo de controle (usando placebo), mas por outro lado, o que podemos esperar de aumento de performance apenas usando um acessório? Talvez 2 a 6% seja bastante, já que não mudamos nada no treinamento, alimentação ou descanso, é apenas um acessório.

Já em uma situação ela pode ajudar muito, se o atleta vai para uma prova longe de casa e enfrentará uma viagem longa pela frente, sentado na poltrona de um avião, ônibus ou carro, as meias podem ajudar a diminuir o inchaço causado pelas longas horas sem movimento.

A moda parece que veio para ficar, mas ainda não me convenceu de que tem um benefício significativo na parte física tão grande como na psicológica. Ainda vão aparecer vários outros estudos científicos que comprovem ou não a eficácia das meias. Se os benefícios fossem realmente incontestáveis, todos os atletas profissionais a usariam, e não é o que acontece. Se você acredita que as meias podem te ajudar, provavelmente elas ajudarão, mas não deixe de treinar, comer bem e descansar adequadamente porque por mais que você acredite, a meia não faz milagre.

Queria saber sua opinião caro leitor, se já usou as meias, e o que sentiu durante e depois da corrida?

Abaixo deixo o link do artigo científico que consegui no blog do professor Renato Dutra.

Kemmler et. al. (2009). Effect of Compression Stockings on Running Performance in Men Runners. J. Strength Cond. Res. 23 (1): 101-105.

22 ideias sobre “Meias de compressão, sim ou não?

  1. O artigo esportivo para a panturrilha e meia de media compressão em a mesma finalidade: uma vez que o equipamento da panturrilha não ter a parte do tornozelo e a meia de compressão sim?
    grato..

  2. Olá. Por conta de uma trombose na perna esquerda há cerca de 3 anos, tenho a recomendação médica do uso de meias elásticas compressivas no meu dia a dia, inclusive para atividades físicas dentre as quais as corridas. Eu pergunto: estas polainas e as meias compressivas que vendem nas lojas esportivas são substitutivas das meias compressivas tradicionais?

    • Luiz Antonio, sem dúvida você tem mais conhecimento sobre o assunto do que eu, mas as meias compressivas das lojas esportivas tem a mesma função sim, porém são mais caras, como qualquer item esportivo.
      Pelo tempo que você usa e através da orientação do médico você saberá comparar e escolher a que te atende melhor.
      Abraço.

  3. Amigo;

    Sou ciclista semi-profissional (disputo corridas na minha região) e tive um acidente caseiro, fui orientado pelo meu médico a usar a meia, realmente seu uso é bom, tanto durante como apos. Mas, como diz um professor meu, niguem aprende se não estudar, niguem tem resultado se não teinar. A meia ajuda, mas o que faz a diferença são os treinos e a alimentação.

    • Christian, concordo com você e seu professor, a meia é um acessório a mais e ajudará mais àqueles que já estiverem no limite de desempenho físico e alimentar. Para os que estão treinando meia boca fica difícil ter parâmetros para saber se ajuda ou não.
      Abraço.

    • Olá, queria saber se posso fazer academia com meias de compressão ,pricipalmente abdominal,pois tenho,incificiencia venosa cronica e muita veias ,pois quando faço exercícios cinto que elas se dilata com muita repidez

      • Olá Nida. Não acredito que seja eficaz para o sintoma que você descreveu. A melhor alternativa é perguntar a seu médico, já que as meias não tem contra indicação para algumas pessoas, mas pode ter para outras.
        Abraço e bons treinos.

  4. Boa noite amigo , todos comentam que usam a meia de compressão para pratica de atletismo ,eu queria saber se consigo fazer esteira e musculação utilizando a meia de alta
    compressão , esta usada para diminuir o cansaço na perna e varizes teria algum problema?

    • Olá Silvano, pode usar para fazer esteira sim, pode usar para descansar logo depois de um treino forte ou até para longas viagens sentado. Para musculação confesso que nunca vi pessoas usando ou indicando as meias. Sugiro que você continue pesquisando e pergunte aos professores que conheçam sua rotina, eles poderão ser mais assertivos com relação às suas necessidades.
      Grande abraço.

    • Olá Elaine. São meias diferentes, a de futebol não vai servir para o fim desejado. Você deve procurar pelas meias de compressão específicas em lojas esportivas ou até em lojas de meias, pois elas tem a mesma finalidade.
      A de futebol vai alargando com o tempo e não é feita com essa intenção. Apesar de serem parecidas, são materiais esportivos diferentes.
      Abraço.

  5. Trabalho em pe por algumas horas, comecei a usar a meia de media compreensao e sentir melhoras no cansaco e aparentemente nao surgiu mocrovarizes como antes.

  6. Eu usei as meias de compressão em alguns treinos e provas e o que posso dizer é que notei uma diminuição da fadiga muscular na panturrilha e na canela. Treinos com o mesmo volume feitos sem a meia me deram a impressão de um cansaço maior nas pernas, então a minha avaliação é positiva. O único problema é que em dias muito quentes a meia começa a ficar insuportável, e na última prova de 10 k que fiz com ela ganhei uma bolha considerável na sola do pé. Agora comprei polainas de compressão, que permitem que eu calce a meia que quiser, mas ainda não treinei com elas.

    • Cátia, é muito importante a opinião de vocês corredores. Fica registrada sua dica, a polaina pode ser uma boa alternativa se a pessoa estiver na dúvida, pois se a meia te fez bolha numa prova de 10km, imagina numa maratona. Depois que você testar a polaina no calor conte pra gente o que achou.
      Obrigado.

      • Olá a todos, comecei a treinar com as meias de compressão polainas da marca Flests. Utilizo nos treinos longos de fim de semana, fico com os dados da pesquisa, ou seja, devo ter um ganho de rendimento entre 2 a 6%. O que ajuda é uma sensação de conforto e relaxamento pós treino. Gostei e comprei um segundo par este mês, agora minha sugestão é utiliza-la bem em treinamentos, se adptar e depois caso queira utilizar nas provas. Vale a pena experimentar, registro apenas que mudanças significativas virão apenas com a receita, treinamento intensidade x frequencia. Paz e sucesso a todos!

  7. Muito legal o post sobre as meias.
    Tenho votade de experimentar, pra ver como é de verdade.
    Esse ganho de 2 a 6% em amadores, pode mesmo ser pscicológico. É fácil observar, que quando estamos com algum equipamento novo, sempre tem um ânimo a mais. pode ser isso. Mas se já não atrapalha, mesmo que seja pscicológico pode valer a pena.

    E uma coisa é certa… pode correr com a meia da NASA, se não treinar, vai ficar pra trás!

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