Dicas para a São Silvestre, boas e ruins!!

A São Silvestre é uma das corridas mais difíceis para melhorar tempo, na minha humilde opinião. Faz alguns anos que não participo por incompatibilidade da data, mas das 5 vezes que fiz, entre 98 e 2006, experimentei várias táticas diferentes, numa delas cheguei 3 horas antes da largada e me posicionei o mais adiante possível, não tão perto do pórtico como eu imaginava que ia ser, pois tem muita gente que chega mais cedo ainda, fiquei com o sol forte na cabeça me castigando por 3 horas e lógico que a corrida não foi das melhores. Nessa hora você se pergunta, tanto tempo aguardando a largada no mesmo lugar, sem poder sair e voltar, não dá vontade de ir ao banheiro??? Dá sim, e as pessoas não fazem cerimônia de agachar e fazer alí mesmo, alguns no chão, outros em garrafinhas. Foi nessa edição que me dei conta que após a largada, sem haver caído uma gota de chuva, o chão estava todo molhado, mas como na largada é praticamente impossível correr, é só ir devagar e apoiar a mão nas costas do corredor adiante para evitar tropeços, e respingos, rs.

A única vez que consegui correr pra valer e terminar os 15km abaixo de 1 hora foi quando começou a chover forte lá pelas 15:30 e todos procuraram abrigo. Faltando meia hora para a largada, as 16:30, muita gente ainda estava escondida onde podia e eu resolvi me posicionar, fiquei bem perto do pórtico de largada e a cada minuto que passava ficava cada vez mais expremido, me lembro perfeitamente que cheguei a ficar com apenas um pé no chão, desequilibrado, mas escorado em outros corredores, e sem mexer os braços por falta de espaço. Nesse dia o sol nem deu as caras e consegui correr forte e sem tumulto.

Mas a prova tem vários momentos que superam as espectativas e te deixam animado para o ano novo, como crianças na calçada extendendo a mão para que você as cumprimente, isso dá uma energia extra inacreditável durante a corrida, pessoas aplaudindo em todo percurso, alguns sentados em mesas de bares gritam te oferecendo cerveja, corredores param em bancas de pastel para comer e tomar um refrigerante, correr com a camisa do seu time do coração vai te render váias e aplausos, a qualquer momento que você pedir para as pessoas baterem palmas elas vão bater e gritar para te dar forças. Você vai descobrir o Brasil em 15km, durante a corrida vai conhecer a cara do povo, vai ver pessoas pobres, ricas, jovens e idosos de todos os cantos do país, no mesmo lugar, é uma prova única. O percurso não é fácil, mas essa energia extra do público te leva de volta até a Paulista.

Caro corredor, guerreiro, a São Silvestre é uma prova única pela diversão, personagens, pelo espírito renovado por causa da data, pela quantidade de gente diferente curtindo a mesma coisa. Faça de tudo para entrar no clima e curtir a prova, mesmo assim deixo algumas dicas específicas:

  1. Se for de carro, chegue cedo;
  2. Tenha uma toalha, uma muda de roupa e chinelo no carro, pois a chance de chuva de verão no fim de tarde é grande;
  3. Não deixe nada visível dentro do carro para evitar arrombamento;
  4. Leve a chave do carro, documentos básicos e celular com você num saco plástico branco. Treine antes com isso para ver como você vai levar e se te incomoda.
  5. Se for de metrô, deixe a toalha, roupa, chinelo e guarda chuva no guarda volume oferecido pela organização;
  6. Antes da largada fique protegido do sol, ou chuva se for o caso;
  7. A largada é muito, mas muito demorada, não se aborreça com isso;
  8. Esqueça o tempo da prova porque praticamente o primeiro km você vai bem devagar;
  9. Não tenha pressa, você vai correr com muita gente ao seu lado o tempo todo;
  10. Você vai ficar bem estressado se quiser bater seu recorde de 15km na São Silvestre, esqueça isso!
  11. Repare em tudo de diferente que essa prova te oferece e aproveite.

6 ideias sobre “Dicas para a São Silvestre, boas e ruins!!

  1. Marcelo, ótimas dicas, pensei em chegar bem cedo mas pelo que notei, não é a melhor das idéias, minha preocupação era exatamente a vontade de usar o banheiro durante a espera kkkk, voltou correr agora na edição 2017. Volto pra te contar como foi.

  2. olha eu tambem vou correr a sao silvestre pela primeira vez, mais ja’ corri a meia maratona e cheguei uma hora antes da largada e consegui ficar na primeira fila do pelotao geral; treinei o ano todo para poder correr a sao silvestre, treinava dia sim e dia nao 15kilometros, estou fazendo 52minutos, mais como na prova e’ dificil largar rapido; e ai pessoal voces acham que eu chego entre os 100 primeiros apesar de eu ter 45 anos. mande respostas pelo email antonio.1grau@ig.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>