Equipe “Blog do Amato” no Ironman Brasil 2011.

Pelos próximos 4 meses, eu e meus alunos treinaremos juntos todos os finais de semana para o Ironman Brasil 2011, dia 29/5. Os mantive condicionados do fim do ano pra cá, mas sem foco na prova, daqui pra frente seguiremos um plano de treino mais específico e muito interessante de ser acompanhado por você leitor. Na preparação de uma prova longa como essa fatores como, descanso adequado, alimentação e parte psicológica se tornam tão importantes quanto o próprio treino. Para provas menores eles também são importantes, mas provavelmente não te tirariam da prova, já num Ironman, tudo se acentua e tudo pode acontecer. Meu papel como professor será equilibrar os estímulos de força, velocidade e resistência em cada modalidade, fazendo com que os atletas evoluam até chegar no seu melhor condicionamento em cada uma, que descansem adequadamente cada modalidade para não comprometer a execução das outras, vou comparar dados para comprovar a evolução, fazer com que sigam a dieta e comam nos treinos o que pretendem levar na prova, acompanhar o trabalho psicológico que mostrará, além do perfil psicológico de cada um deles, que a prova já começou e deve ser aproveitada desde já, sem contar que eles devem ter energia para trabalhar, ter vida social e familiar, pois é, ser um Ironman não é fácil, mas esteja certo que o esforço é recompensado com uma sensação de que tudo é possível além de muitas outras inexplicáveis, e uma vez que você entra para esse clube, se torna um membro vitalício.

Alguns vão pela primeira vez, outros já sabem o que querem, nesse tempo juntos criaremos uma relação de amizade e grupo que será desfrutada e comemorada a cada distância vencida nos treinos até a realização final no dia da prova. Tenho certeza que você, mesmo praticando distâncias menores vai se identificar com as dificuldades e conquistas que contaremos aqui no blog até o fim de Maio.

Cada um terá seu perfil e sua história de superação descrita no blog, será um espaço para aqueles leitores que gostam de dados, números, estatísticas, depoimentos e histórias de pessoas comuns como você, com trabalho, família, amigos e que um dia resolveram fazer um Ironman, como hobby.

Esperamos ter sua companhia, comentários e perguntas. Será um prazer para todo o grupo dividir essa experiência com você leitor.

O Ironman Brasil é a única etapa da América do Sul, o atleta deve completar os 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida em até 17 horas. É uma prova onde só o fato de completar o percurso te faz orgulhoso, pois é um desafio de meses que você poderá acompanhar de perto.

O retorno aos treinos!

O retorno aos treinos é difícil, mas não o transforme em tortura por fazê-lo de forma errada.

Depois de algumas semanas sem musculação você não está mais fraco, só menos resistente. Por isso quando voltar aos ferros, faça séries menores por uns 3 ou 4 treinos aproximadamente, sem precisar diminuir o peso. 

Essa simples atitude não te deixará dolorido e imprestável no dia seguinte! Faça a prova e depois me conte.

Por exemplo, se você estava acostumado a fazer 3 séries de 10 ou 15 repetições, volte fazendo apenas 2 séries de 7 repetições com o mesmo peso de antes, e não exagere no alongamento no final do treino porque ele também poderá te deixar dolorido amanhã.

Esse mesmo exemplo serve para os que deixarão o sedentarismo em 2011 e começarão a fazer musculação. Nesse caso o peso deve ser controlado e conservador para que o corpo se acostume com a atividade.

Outra vez a pulseira?

Um dos assuntos mais comentados dos últimos dias no Twitter foi da eficácia da pulseira power balance, Há algum tempo atrás fiz um post sobre o assunto e mantenho minha opinião.

A polêmica continua, depois da empresa ter sido multada na Espanha e Itália, agora terá de reembolsar os consumidores australianos. Aqui no Brasil os representantes foram proibidos de fazer publicidade dos efeitos terapêuticos da pulseira desde 3 de Setembro 2010.

Dicas para a corrida de Reis.

Dia 9 acontece a 34º corrida de Reis aqui em São Caetano do Sul, como ela passa no quintal de casa deixo algumas orientações para você leitor.

A prova é super tranquila, fácil de pegar chip, de aquecer e correr.

O percurso tem basicamente duas subidas, portanto se você festejou bastante nas festas e deixou os treinos para segundo plano, diminua a velocidade na subida para que ela não acabe com você logo no primeiro terço da prova.

Uma boa alternativa para provas que tem subida logo no início é aquecer antes da largada com uma corridinha de 10 minutos, isso fará seu corpo “acordar” e você não sentirá aquele desconforto, normal de início de treino, causado justamente por seu corpo sair de um estado de descanso/conforto para outro de atividade extenuante.

Se você acabou de correr a São Silvestre e está bem nas subidas, essa pode ser a sua prova, mas largue bem posicionado, pois as ruas aqui são estreitas.

Boa corrida!