Prestes a começar o Caminho de Santiago.

Meu pai e eu estamos há menos de uma semana de iniciarmos nossa peregrinação percorrendo os 800km até Santiago de Compostela. Embarcaremos dia 23/9/12 e pretendemos começar a caminhada dia 26 ou  27/9.

A ansiedade já bate, ainda me faltam alguns pequenos detalhes que acabei deixando para a última hora, já que estive mais atarefado nas últimas semanas tentando organizar as próximas semanas de trabalho, deixando o pessoal com seus respectivos treinos. Mesmo sendo pequenos detalhes gostaria de tê-los organizados para a mente ficar mais tranquila.

Depois das caminhadas específicas que fizemos, e que compartilhei com você leitor, fizemos outras duas de cerca de 20km cada uma. Antes de estar fisicamente no “caminho”, considero que, com esses 4 treinos, conseguimos ter uma boa noção do que serão as caminhadas com relação ao vestuário, posição das roupas dentro da mochila, meias… é certo que não caminhamos nenhum dia sob chuva e muitas outras variáveis não foram vivenciadas e certamente elas farão parte da nossa peregrinação. Nossa intenção não é ir até lá para sofrer, queremos aprender e refletir.

Não sei o que vou aprender ou sobre o que refletir. O caminho será uma experiência única, particular, individual e qualquer outro sinônimo ou adjetivo singular e individualista que eu possa citar.

Mesmo assim espero conseguir compartilhar em palavras essa experiência com a maior frequência possível.

Nos falamos.

Enzo Amato.

4 ideias sobre “Prestes a começar o Caminho de Santiago.

  1. Adorei todas as informações e histórias compartilhadas. Achei fantástico ter feito com o seu pai, com certeza uma experiência mais especial ainda.
    Uma dúvida em relação ao preparo físico, pretendo fazer em setembro de 2017, e honestamente não faço nenhuma atividade física. Pretendo iniciar em dezembro algum tipo de preparo. Você acha que caminhada e corrida são suficientes?

    Obrigada!!

    • Obrigado Bianca. Sim, foi uma experiência fantástica que gostaria de repetir.
      Acho que o mais importante seria fazer musculação (ou outro tipo de treino de força que você goste) e caminhada.
      Nada muito extravagante ou que possa exigir muitas horas semanais de treino, apenas fortalecer tronco e pernas. A caminhada para ter o mínimo de condicionamento aeróbico.
      No caminho, ter que carregar a mochila é o desafio para o corpo, e força é o que você precisa.
      2 a 3x por semana, um treino de 30min é suficiente para você ter ganhos significativos de força, outra meia hora de caminhada também vai ajudar bastante.
      Procure o local que te faça ir com regularidade.
      A partir daí na musculação você pode continuar eternamente fazendo só meia hora, só precisa aumentar a carga conforme ela fica “fácil” e as caminhadas aumentar um pouco mais o tempo de duração.
      Boa preparação para seu caminho.

    • Olá Roberto.
      Você escolhe, pode-se andar devagar o dia inteiro fazendo várias paradas, e cumprir 20km, mas também pode-se caminhar rápido, parar pouco e cumprir mais de 25km.
      Veja quantos dias você tem disponível e depois faça a programação dos dias. Muitas vezes você vai decidir no dia anterior quanto fará no seguinte, onde vai parar etc…
      Teríamos feito em 27 dias caso não tivéssemos parado um dia para conhecer as maiores cidades.

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