Mountain Do Atacama 2013

O Mountain Do Atacama foi a surpresa da temporada, imaginava uma prova rústica, mas não tão apaixonante e organizada, antes mesmo da prova acontecer, ainda no Brasil, fui sendo cativado pela organização, nós atletas recebemos vários emails, que incluíam desde dicas sobre o que levar na mala, o que carregar durante a corrida, até os seguros viagem, pacotes de fotos, passeios disponíveis no destino etc…

No Chile as orientações foram passadas em dois horários diferentes, na praça central de San Pedro, o kit era composto por ítens que seriam úteis durante a prova, como cinto de hidratação, de boa qualidade, uma bandana, além de camiseta e mochila.

A prova passou por lugares que nunca poderíamos passar numa corrida no Brasil, no Atacama a paisagem é única e vocês poderão assistir ao vídeo que fiz, se animar ou não, mas pelo menos saber que o mundo das corridas vai muito além das provas em metrópoles asfaltadas e cheias de gente, e é capaz de chegar até ao deserto mais árido do mundo e que em 6, 23 ou 42km consegue passar por salares, vales, dunas de areia, montanhas de pedras vulcânicas, frio, calor, céu azul de sol brilhante sobre mais de 700 brasileiros, corredores amadores experientes e iniciantes, que dividiram comigo essa sensação. Parabéns a todos pela força de vontade durante a corrida e esforços que deixaram a agenda apertada para praticar um esporte apaixonante num lugar diferente!

Atacama - Percurso

Clique para assistir ao vídeo.

Se você também esteve lá, deixe seu comentário, ele servirá para os apaixonados por corrida como você. Abraço.

Enzo Amato.

29 ideias sobre “Mountain Do Atacama 2013

  1. Enzo,
    cliquei no link para assistir ao video do Atacama, mas ele leva para uma outra página igual a essa. é algum erro que está dando ou é só comigo que está acontecendo isso? quero me inscrever para o Atacama esse ano e corer os 23. existe algum treino específico de preparação que posso seguir? tenho 10 meses de preparação, pois ainda estou me recuperando de uma canelite.

    Paloma

    • Paloma, faça treinos de subida, descida e leve o equipamento adequado, como boné, óculos de sol, protetor solar, e camadas de roupa de frio. O resto é como treinar para uma prova longa normal. Leve o celular ou câmera de fotos porque o visual é incrível.
      Os vídeos estão no meu canal do youtube ou no blog na aba “vídeos” segue o link http://www.midiasport.com.br/blog/videos/ vá até o fim da página que tem os 4 vídeos do Atacama.
      Divirta-se nos treinos e lá na prova. Abraço.

  2. Parabéns pelo post e pela prova. Realmente o deserto do Atacama foi um desafio e tanto, corri com meu irmão Marcus Rogérius os 42km, e foi incrível! Passar pelo vale da morte foi a parte mais hard do percurso, o sobe e desce, sem falar na famigerada duna. A organização está de parabéns e a hidratação funcionou a contento. Foi uma prova de superação, sem sombras de dúvida, só quem esteve lá encarando o deserto é que sabe disso. Abs e parabéns pelo blog.

    • Marcus Vinicius, parabéns pra você e seu irmão! Fazer uma prova dessa acompanhado de um amigo já é um privilégio, na companhia do irmão nem se fala.
      Espero que já estejam planejando a próxima prova.
      Abraço.

  3. Sobre a estrutura de primeiro atendimento a organização foi pessima, apenas uma ambulâcia sem equipamentos necessarios como por exemplo para aferição de pressão arterial, vi muita gente querendo atendimento e não tinha profissionais suficiente, conversei com a equipe da ambulância e eles informaram que são funcionarios da prefeitura onde na minha opinião a organização deveria contratar mais ambulâncias e profissionais da saúde.
    Quanto a premiação o Montain do já foi mais generoso, poderia dividir categorias de 5 em 5 anos e premiar com trofeis os primeiros 5 de cada categoria. Foi minha primeira maratona fiquei em 25º no geral com 4:20 fiquei muito focado e com minhas metas alcançandas mas fico ao mesmo tempo indignado com estes descasos com os corredores.

    • Josias, você citou vários pontos que renderiam boas discussões, sobre ambulância não sei dizer porque não precisei do serviço e talvez estivesse num ponto do percurso, longe de você, e não vi ninguém passando mal. Deve haver um número de ambulância exigido de acordo com o número de atletas, mas sinceramente não sei qual é.
      Numa prova fora da cidade o socorro é remoto mesmo. Tem várias provas em trilha fechada aqui no Brasil, que caso algo aconteça, o resgate não é imediato. É o preço a ser pago por fazer uma prova no meio da natureza.
      Os troféus achei justo só para os 3 de cada categoria. Fui o 12º geral e fiquei em 4º na categoria, mas a maratona teve 180 concluintes e dar troféu para os 5 primeiros e dividir as categorias a cada 5 anos seria quase que dar troféu pra todo mundo e ficar na premiação até tarde da noite.
      A organização talvez esclareça melhor os pontos que você citou. Eu só posso deixar minhas opiniões e percepções como corredor e professor.
      Parabéns pela sua primeira maratona, com ótimo tempo, você deve se orgulhar e espero que tenha aproveitado o visual!
      Abraço.

      • Amigo Enzo Lembro me de almoço de premiação e grandes festas com premiações generosas, fica minha percepção como manezinho da ilha e um dos corredores pioneiros do Montain Do “infelismente o evente esta ficando mercenário e só com os interesses financeiros”.

        Foram 222 maratonista com o feminino em minha categoria 35/44 109 maratonista! acredito que já justifica melhores divisões de categoria. A necessidade de Primeiros socorros que identifiquei foi na chegada e não durante o percurso.

        • Josias, sem dúvida você pode falar mais do que eu, pois essa foi minha primeira prova do Mountain Do, mas tendo em vista o lugar que estávamos, acho que foi tudo do tamanho certo, me senti amparado e não bajulado nem desprezado. Lembro que o organizador falou, durante o simpósio, que a estrutura não era igual a outros eventos do Mountain Do, mas mesmo assim ocupamos toda a praça central da cidade. De forma geral gostei bastante de ter corrido no Atacama. Tudo o que estava no regulamento foi cumprido.
          Abraço.

          • Também gostei, mas seguimos em frente fazendo as analises criticas para tentar alcançar a excelência e sair do conformismo egoista de muitos brasileiros que pensam ” Se foi bom pra mim está otimo o resto é o resto”.

  4. Indescritível!!!!
    Não daria para escrever em poucas linhas o que essa prova significou para mim. Minha primeira maratona e já peguei de cara aquelas dunas cascudas do Atacama. Mas foram elas que me fizeram ter a certeza de que o desafio que eu me propor a fazer, vou fazer, e com êxito.
    Parabéns a todos!!!! Aos organizadores, que escolheram esse lugar mágico para realizar a prova e que deram uma estrutura impecável para os atletas, aos corredores, que se esforçaram para cumprir seus objetivos, aos cidadãos de San Pedro, que nos receberam com muito carinho, à midia, que fez imagens lindas e a todos envolvidos na proposta.
    Espero poder participar de outras ediçoes, não só no Atacama, mas de outras provas do Mountain Do.
    Valeu!!!!!

  5. Oi Enzo. Como todos aqui, tambem AMEI fazer essa prova. Por mais belas que sejam as fotos nao ha nenhuma que consiga transmitir realmente o que tivemos a oportunidade de ver. Que lugares maravilhosos, unicos. Fiz os 23km e quem sabe um dia nao volto pra fazer os 42km!!! Abracos.

    • Maria Camila, também sinto que não consigo explicar o que foi fazer essa prova. Vocês que fizeram 23km pensarem em fazer os 42 da próxima vez já é uma boa forma de entender que queremos mais, rs.
      Abraço e parabéns.

  6. Primeiro de tudo parabéns por completar esse verdadeiro desafio… Depois pela excelente performance!!! Mandou bem demais…. E que prova linda, pelo pouco que vi, em fotos e vídeos, deve realmente ter sido maravilhosa… Com certeza vai entrar na mira num futuro próximo! Parabéns a todos os participantes!

    • Valeu Otavio, estava bem treinado e acabei fazendo uma boa corrida, mas me orgulhei mais do vídeo que consegui fazer no percurso do que da própria corrida. Minha intenção era conseguir passar um pouco da sensação e do visual, e acho que consegui. O resultado da corrida foi consequência de um passo após o outro dentro de uma estratégia conservadora.
      Fique ligado para assistir ao vídeo no midiasport.
      Abraço.

  7. Participei da primeira edição do MountainDo no Deserto do Atacama em 2012.
    A partir daí acredito que não vou conseguir deixar passar nenhuma. Quando acaba já começo a pensar na próxima. Realmente San Pedro do Atacama é um lugar exótico, muito diferente, é apaixonante…… E a sensação de terminar uma prova tão desafiadora num lugar tão especial é indescritível…não dá para explicar, tem que sentir !!!!!!!

    • Josianne, realmente é difícil explicar. Eu pretendia usar a câmera só por alguns kms, mas acabei levando até a linha de chegada, não sei dizer porque, mas parece que a cada km tinha algo legal para mostrar.
      Abraço.

  8. Parabens amigo, a prova é tudo que voce falou e mais um pouco, tanto a midiasport quanto a organizacao deram show, lembro bem quando voce passou por mim, nos kms finais e eu te disse: ” é do blog? Acessei muito”. E no final eu ja tinha saido da arena e lhe pedir que me pegasse um gatorade… amigo obrigado pela forca e com certeza nos veremos em breve, quando for a Bahia, não esquece de fazer contato. Abc

    • Bruno, lembro sim! Na hora que nos cruzamos já estávamos com sol quente na cabeça, o ritmo um pouco mais lento, numa subidinha sem vergonha, que naquela altura da prova parecia uma montanha, mas chegamos bem. Lembro do que você falou e de ter te passado um gatorade já na dispersão. Espero que os textos tenham ajudado de alguma forma sua corrida, e se não ajudaram vou me esforçar mais para melhorar. Pode deixar que quando for a Bahia te aviso.
      Abraço e parabéns!

  9. Fiz os 23km. Sensacional!! Recomendo a todos os apaixonados por corrida, aventura ou nao, que tentem se programar pra fazer esta prova. Minha vida no mundo das corridas se divide em antes e depois do Mountain Do do Deserto do Atacama. Organização nota 10. Cenário e energia nota 1000!

  10. FOI DEMAISSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!! Fiz os 6km, mas fiquei muito feliz que a organização se preocupou em fazer um percurso super legal!!! todo mundo disse aaaaaaaaaaaaaa 6km pra que? tão pouco… e eu digo… sim.. eh pouco mas não eh fácil! e foi mágico poder correr no meio dos vales, lagoas e salares como os mais experientes!!!

    • Nadi, muitos fizeram os 6km e espero que tenham aproveitado como você. Os 6km que tem cara de 8 ou 10km, parabéns por completar seu desafio! A organização se preocupou em proporcionar as mesmas sensações e visuais para a grande turma dos 6km.
      Abraço.

  11. Olá Enzo, também fiz parte desses 700 e pouco participantes que tiveram a oportunidade de correr nesse lugar magnífico. Fiz os 42km tirando muitas fotos, apreciando a paisagem sem me preocupar com o tempo que terminaria, sem dúvida nenhuma, esta foi a corrida mais bonita da minha vida e recomendo a todos que conheçam São Pedro do Atacama, um dos lugares mais lindos do mundo!

    • Olá Aline, você fez muito bem em aproveitar para tirar fotos de recordação para tentar explicar o que foi correr no deserto. Com qualquer tempo, a prova passou rápido demais. Senti isso várias vezes!
      Parabéns pela corrida.

    • Obrigado Rodrigo, o vídeo ficou muito legal, o pessoal do midiasport vai ter trabalho para editar, porque não dá pra citar um lugar onde não valeu a pena passar.
      Em breve estará na página do midiasport na sessão “vídeos”.
      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>