APTR Ultra do Itacolomi 2015.

55km de natureza e história.

O Parque Estadual do Itacolomi pertence às cidades de Mariana e Ouro Preto e fica a uns 620km de SP.

Cheguei ao parque na noite anterior, peguei meu kit, ouvi o congresso técnico com explicações detalhadas dos percursos, da história do parque, participei do jantar de massas e fui descansar.

Amanhecer na arena e café da manhã quase pronto para receber os atletas.
Só correr e sorrir.
Foto: Danylo Goto

Na manhã da prova levei toda minha roupa de frio. Tomei café da manhã, oferecido pela organização, já na arena da prova enquanto alguns corredores retiravam seus kits. Aos poucos fui me dando conta que poderia abrir mão de alguns acessórios de frio, como manguito e luvas. Quando deixei minha mochila no guarda volume estava vestido quase como numa corrida de verão. Temperatura muito agradável para correr, céu azul e garantia de paisagens lindas. As 7:10 foi dada a largada dos 55km, que por motivos técnicos viraram 53. Até aí tudo bem porque foi cortado um trecho de estrada e não de montanha, a diversão estava garantida e ia demorar…

Estradas de terra, muito verde, algumas trilhas e morros definem essa prova, que ano que vem terá o percurso de 55 e 25km direcionados ao pico do Itacolomi, ponto mais alto e turístico do parque, com mais de 1700m. Esse ano subimos ao morro do cachorro (antenas) com pouco mais de 1500m. A vista do entorno era simplesmente fantástica. Estava no Quadrilátero Ferrífero (conjunto de serras interconectadas que formam um quadrado que tem grande concentração de ferro nas rochas, daí o nome) resumindo, morros até onde a vista alcança!

Essa prova pode ser feita por corredores acostumados com o asfalto e que querem começar a se aventurar off road, não por ser fácil, coisa que não é, mas por ter postos de abastecimento bem carregados, staff em várias bifurcações, que evitam corredores perdidos, tempo limite para que todos terminem de dia, enfim, pequenos detalhes que facilitam a vida e a logística de corredores menos experientes fora do asfalto. Dá pra se virar bem com apenas alguns equipamentos para trilha, sem chuva dá até pra ir com um tênis qualquer, mas não arriscaria se tivesse chovido um dia antes. A altimetria não alivia a vida de inexperientes, foram mais de 2000m de desnível nos 55km e em 2016 passará dos 3mil.

A quentinha de purê de batata com carne moída disponível no km 33 parecia o palito premiado, pensava em pegar uma barrinha de cereal e de repente me ofereceram um prato quente!!! Comi tudo e logo começou “A” subida que me tomou mais de 1h. Foi a hora certa de comer, pois não havia outra opção a não ser caminhar. Barriga cheia, coração contente, mas pernas queimando com a inclinação feroz. O cansaço foi acumulando e compulsoriamente lá pelo 37º km reduzi o ritmo. Nessas horas é sempre importante pensar em coisas boas, entreter a mente com qualquer coisa que tire a atenção do sofrimento físico, no meu caso e no lugar que estava, apreciava a paisagem, escutava os pássaros e o vento batendo nas folhas das árvores, pensava na família, fingia que nada doía e seguia correndo.

Cheguei com 7h17 muito contente por ter conhecido o parque. Organização muito cuidadosa com os corredores, entregando não só um desafio, mas também cuidando de detalhes que encantam e cativam. Kit legal, camiseta de poliamida do tamanho que pedi, jantar de massas, café da manhã… valor de inscrição muito acessível pelo que foi oferecido e possibilidade de conhecer as cidades históricas da região com a família.

Sem dúvida vou participar de outras provas do circuito APTR e voltar ao parque 02/072016 para enfrentar esse percurso novo.

Próxima etapa em Ilha Grande 15/8/2015.

Clique e assista ao vídeo.

Enzo Amato.

6 ideias sobre “APTR Ultra do Itacolomi 2015.

  1. Pingback: Vídeo APTR Ultra do Itacolomi | Blog do Amato

  2. Adorei conhecer você e fico muito feliz em saber que gostou de correr no “quintal da minha casa”…rsrsrs Poder compartilhar tanta beleza com grandes corredores é gratificante ! Ate breve Enzo e bons treinos!

  3. Tive o privilégio de dividir o quarto com você e fico feliz que tenha gostado da prova!
    Realmente é diferenciada, organização exemplar e percursos desafiadores e com visuais de tirar o fôlego!

    Parabéns pela prova, Enzo!

    • Valmir, prazer te conhecer!
      Prova muito bonita e bem organizada. Quero conhecer as outras etapas do circuito.
      Nos vemos em breve e parabéns pela sua prova também, acelerou pra valer.
      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>