Corrida Adidas Boost Endless Run SP 2015

Formato legal, motivador e desafiador. 10k+5+1.

A somatória dos tempos foi melhor do que se tivesse feito os 15km de uma vez. O ritmo e os batimentos também foram bem parecidos nos 5km, depois de já ter os 10km nas pernas. Continuo com a opinião de que não se deve “poupar” nos 10km. Primeiro porque o desafio é tentar manter o ritmo e saber como você vai reagir nos 5km, e não correr 15km com intervalo. Segundo porque para quem quer brigar para classificar entre os primeiros 200 homens ou 100 mulheres, é mais difícil ganhar tempo frente aos outros corredores em 5km do que em 10km. Portanto minha regra pessoal e dica é. Faça os 10km como numa prova de 10km e tente fazer igual nos 5km!

Aqueles que sofreram ou “quebraram” é porque tentaram seu limite. Os que terminaram inteiros não se esforçaram o tanto que podiam. Esse é outro termômetro desse formato de prova. Fiz força nos 10km, e nos 5km consegui suportar o mesmo ritmo.

Mesa do escritório decorada

Percebi várias melhorias com relação ao ano passado.

  • O telão com os tempos dos primeiros colocados diminuía o clima de tensão entre os atletas deixando o pessoal mais relaxado entre as largadas e liberando a maioria deles depois dos 10+5.
  • A pista de atletismo foi o lugar perfeito para aquecer antes das largadas.
  • A camiseta P era P mesmo.
  • Ao compartilhar sua foto com a # do evento você levava sua foto impressa como presente.

Outros pontos seguiram a boa ideia do ano passado, como massagem, banheira de gelo… porém ainda cabem algumas estratégias simples para facilitar as coisas. Como guarda volume mais largo e com mais pessoas para agilizar filas. Os pobres 300 que ficaram para o último km, me incluo, tiveram que esperar bem além do tempo programado e pegar seus seus chips de forma precária na base do grito, atleta por atleta, isso acabou me desestimulando e voltei pra casa sem o 1km. Enfim, coisas que podem ser ajustadas para a etapa do RJ dia 18/10. E para ano que vem porque o tipo de prova é muito legal e pretendo voltar. Visite o site do evento.

Como curiosidade os primeiros 200 homens se classificaram na somatória dos 10k+5k com 1h (média de 4′ p/km) e as 100 mulheres com 1h15 (média de 5′ p/km).

Você foi, o que achou?

- A assessoria de imprensa da Adidas me concedeu uma cortesia para participar do evento.

Enzo Amato

10 ideias sobre “Corrida Adidas Boost Endless Run SP 2015

  1. Gostei muito da prova com este formato, foi a minha primeira prova com este formato.
    Consegui abaixar o meu tempo nos 10 km,pois forcei bastante.
    Percebi algumas coisas injustas como o atleta que correu os 10 km, não participou dos 5 km, pois entregou o chip para outro corredor descansado correr para ter mais condições de disputar a prova de km.
    Tem apenas 9 meses que comecei a correr e estou amando este esporte mais confesso fiquei decepcionado com este postura de alguns corredores, pois a disputa tem que ser honesta.

  2. Belo post. Reflete com perfeição a prova de ontem. Gostei bastante do 10+5… Até aí, tudo perfeito. O formato estimula a ultrapassar todo competidor, até a linha de chegada, fazendo o atleta buscar o limite.
    Mas daí pra frente foi um show de péssima logística e organização.
    No todo gostei bastante e também desisti dos 1000mts finais. Com frio, fome e mais de uma hora e meia parado, o medo de lesão foi maior.

    Valeu e muito… Voltaria? SIM

  3. A prova foi muito top mesmo a não ser pelo método ineficiente e desgastante na entrega do chip para o KM final :(
    Nível muito elevado e grandes tempos na última disputa.
    Ano que vem, se acontecer, participarei novamente.
    Abraço e parabéns Enzo!

    • Pois é Rodolfo, talvez 300 pessoas podia parecer pouco se pensarmos na prova toda, mas todos juntos esperando chip pelo nome ficou complicado. Mas acho que pro ano que vem eles devem encontrar um meio mais eficaz para fazer isso.
      As 9:15 eu já tinha terminado os 10k+5 e as 11 ainda não tinha chip para o 1km. Esse intervalo tem que ser menor.
      Mesmo assim pra grande maioria, o evento é nota 10.
      Abraço.

  4. Adorei!!! Deu vontade de me colocar a prova mesmo. Pareceu-me um desafio individual muito mais do que uma competição onde a briga por uma boa colocação existe em provas de velocidade. Sua avaliação é clara e nos dá uma excelente referência ! Parabéns Enzo!

    • Vívian, pra você que é de BH talvez não saiba, a prova aqui aconteceu na USP, um lugar onde já corri algumas várias dezenas de provas, mas mesmo assim esse formato me fez ir com vontade de estreante. Desafio individual que inclusive dá vontade de treinar para uma prova rápida novamente.
      Abraço Vívian.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>