Tênis Asics Gel – Fuji Attack 4

Foi o melhor tênis de trilha que testei até hoje.

Considerei várias características, e no fim das contas o Asics Gel – Fuji Attack 4 teve nota alta no meu conceito por unir leveza, robustez e conforto. De quebra ainda tem preço melhor que seus concorrentes.

Usei na minha última viagem a Patagônia onde fiz 3 provas em 9 dias.

Patagonian International Marathon, 60km por estrada de cascalho. (foto abaixo) O conforto do solado foi determinante para preservar os pés durante as 7h de prova.

Pés intactos mesmo depois de 7h pisando em pedrinhas.

Uma semana depois fiz a Ultra Trail Torres del Paine 50km por trilhas, pedras, terra e muito sobe e desce. A variação do terreno faz com que cada passada seja diferente da outra, com isso os pés roçam dentro do tênis podendo causar bolhas, principalmente nas descidas. A experiência do corredor ao proteger os pés com esparadrapo, vaselina, emplastro etc… e também uma boa amarração do cadarço reduz bastante o risco de bolhas. Foram mais de 8h e passei ileso pelos 2400m de desnível positivo.

Quase no fim dos 50km
Foto: Graciela Zanitti

Precisava estar inteiro pois no dia seguinte tinha o km vertical que era ascender mil metros numa prova de até 5km. A inclinação severa e o piso de pedras fazia com que o agarre da sola fosse extremamente importante, com ou sem chuva. Comecei por uma trilha entre árvores até que o terreno mudou e tudo ao meu redor passou a ser pedras soltas montanha acima. Num terreno desse as pedras estragam o cabedal com pequenos roces, mas não foi o caso com o Fuji Attack 4 por ter o material certo nas laterais.

Km vertical. Inclinação feroz, mas sem escorregões.
Foto: Solo Running

Durante a Ultra Fiord em abril escolhi um tênis confortável que rasgou em 4 lugares por causa da dificuldade de progressão do terreno e da fragilidade do material nas laterais do cabedal. Foi a primeira característica que observei no Asics antes de resolver usá-lo nas 3 provas e desta vez acertei na escolha.

Asics Gel-Fuji Attack 4
Depois de 17h de uso, 115km e mais de 4400m de desnível positivo. Tênis e pés zerados.

Só faltou cruzar rios e correr com os pés molhados, mas levando em conta todos os pontos positivos citados acima. Pelos testes de muitas horas em diferentes condições, escolheria ele sem dúvida para uma prova importante e cascuda. Por isso vou usá-lo na Ultra Fiord 2016!

Não sei se quem tem o pé muito largo vai gostar, é importante experimentar e comparar com o modelo que já usa. No meu caso me dei muito bem com ele.

Preço sugerido: R$399,90

*Recebi o tênis da mkt mix assessoria de comunicação da Asics Brasil.

Enzo Amato

30 ideias sobre “Tênis Asics Gel – Fuji Attack 4

  1. Enzo Amato,

    Dia 13 de Novembro terá mais uma edição do MD Deserto do Atacama, estou na dúvida de qual tênis comprar para começar a treinar e fazer a prova lá em San Pedro.
    Quando tu fez, foi com qual?
    Poderia me ajudar?
    Obrigado campeão, abraços!!!

    • Vinicius tudo bem?
      Eu corri com um bem baixo e leve e não tive problemas, nem era tênis de trilha, era de asfalto. Escolha um confortável e que seja bom para usar em outros tipos de prova que você costuma fazer. O Attack eu usaria se o tivesse na época, por ser leve e versátil para outras provas de trilha. Acho que essa é a dica.
      Boa prova no Atacama, o lugar é sensacional.

  2. Boa noite Amato, estou querendo comprar um fuji attack, mas estou na duvida entre o 4 e o 5, já que o 4 está mais barato agora que o 5 foi lançado. Na sua opinião, as mudanças aplicadas ao fuji attack 5 o tornaram melhor ou pior que o 4? Eles estão com uma diferença de preço de somente 100 reais, considerando isso, vale a pena pegar o 5 ou o 4?

    • Olá Guilherme.
      Desculpe, ainda não vi o 5 e não sei quais mudanças foram feitas. Gostei muito do 4 para as provas que usei até agora. Muito resistente e confortável.
      Sempre depende de que tipo de calçado você gosta e para que vai usar. Eu precisava de um resistente, leve e confortável. Se ele fosse um pouco mais baixo ganharia em estabilidade, porém perderia em conforto para as provas longas. Enfim, cada pé é um pé.
      Abraço.

  3. Oi Enzo, só usei o meu uma vez num treino e achei ele um pouco duro, espero q ele dê uma amaciada pq pretendo usá-lo na APTR Ultra de Videiras. Vou de 70km e recebi várias recomendações dele pra longa distância. Espero n me decepcionar. Boas provas em 2016, querido!

    • Oi Manu.
      Sugiro que use em vários treinos para “confiar” mais no tênis. Falar sobre tênis é sempre difícil, pois cada pé é um pé. Mas já que você teve essa impressão no início, tente usar mais vezes. A prova em Videiras está próxima e quanto mais você usar mais vai se acostumar. Não se preocupe com desgaste, ele é muito resistente e estará pronto para essa prova e muitas outras.
      Se você pode usar tênis no seu dia a dia, use-o durante um dia para ver onde incomoda e proteja seu pé para a prova. Aos poucos ele vai amaciar.
      Videiras está na minha lista, mas pelo calendário, não será em 2016, quem sabe 17…
      Boa prova e obrigado por dividir sua opinião aqui.

    • Pessoal, este tenis é muito bom. O custo beneficio dele é excelente.
      Manu eu também vou fazer 70 K em Videiras e vou suar este tênis. O melhor de todos que já utilizei até hoje.

      Uso e recomendo.

  4. Olá Amato, tudo bem?!
    Meu amigo, gostei muito da sua avaliação do Fuji Attack 4, parabéns!
    Gostaria de saber se já conseguiu testa-lo em travessia de riachos, a drenagem foi boa?
    Aproveitando, você já usou ou tem algo para falar do Mizuno Wave Kazan?
    Obrigado!

    • Ramon, em abril vou para a Ultra Fiord com ele e será o teste supremo em terreno molhado e barrento. Por enquanto só usei em provas secas, mas não terá problema com drenagem, o cabedal é arejado. A durabilidade dele é superior por ser reforçado nas partes mais sensíveis.
      Nunca usei esse da Mizuno que citou.
      Abraço.

  5. Olá, obrigada pelo post!
    Você saberia fazer uma comparação entre o Fuji Attack 4 e o Salomon SpeedCross? Estou a procura de um tênis versátil e leve, atualmente uso o Kanadia e acho muito pesado. Obrigada!

    • Oi Luciana.
      Nunca tive o Speedcross, mas você usou a palavra versatilidade. Nesse quesito o Attack 4 ganha pelo solado com mais área de contato com o solo. O Speedcross tem cravos bem espaçados e se você pegar uma prova com muito asfalto, ou ter que treinar em partes de asfalto ou esteira, a sola vai gastar mais rápido.
      P.S. Em todos meus tênis de trilha o cabedal estragou antes de conseguir gastar a sola, mas o Attack 4 tem passado por provações tremendas e tem aguentado.

      • Luciana,

        O Speed Cross da Salomon é excelente também, mas na minha opnião ele é mais indicado para provas casca grossa. Com terrenos de pura lama, subidas ingrimes e por aí vai.
        O Fuji Attack é ótimo para terrenos batidos, morro, lama só não e comparável com o speed cross.

        • Boa tarde,

          Não tem como comparar mesmo até mesmo porque o asics fuji attack 4 possui 240 gramas enquanto o Speed Cross possui 380g, em uma prova longa um tenis mais leve sempre vai ser melhor que um super pesado….

  6. Ola Enzo Amato.
    Primeiramente gostei de mais do blog e de suas opinioes parabens.
    Sera minha primeira corrida trail e sera na TRAIL PARIDA 35k e quero comprar meu primeiro tenis trail e gostei de mais desse modelo como ele esta se saindo hoje com vc esta resistente o salado ainda esta bom.
    Desde ja gardeço.

    • Plinio, tudo bem?
      Obrigado por suas palavras.
      Nesse fim de semana usei novamente o tênis numa prova que durou 12hs, com muita pedra solta, era o terreno perfeito para destruir qualquer tênis frágil, mas o Fuji Attack 4 respondeu bem e continua bem cotado na minha opinião. Ainda vai durar várias provas.
      Abraço.

  7. Opa tudo bom? Você acha que esse é um tênis resistente? Para durar vários kms? Pq tenho um trabuco e gosto mtuuuu dele mas rasgou no lado e me deixou meio chateado, quero um tênis mais geralzao mesmo

    • Guilherme, tudo bem?
      Esse é um problema que tenho enfrentado com alguns modelos, justamente por isso reparo logo nas laterias para ver se são mais resistentes e o Attack me pareceu mais durável pelo material mais robusto na área. Gostei muito dele e acho que vai durar muito.
      Abraço.

    • Harrisson, a sola em si é mais confortável, realmente o racer 3 é baixo e firme. O Attack 4 é mais macio e (minha impressão) tem o cabedal mais durável de forma geral.
      Com relação ao drop não tenho a informação precisa dos dois, mas sem dúvida um é mais confortável que o outro e aparentemente o drop do Attack é maior. De forma geral acho o Attack 4 mais versátil.
      Desculpe por não ter a informação do drop.
      Abraço.

  8. Olá Amato,
    Gostaria de uma opinião sua em relação ao tamanho do Fuji Attack 4. Pergunto pois utilizei as 2 primeiras versões do Fuji Racer (que eram idênticas) no tamanho 41 (minha numeração habitual), já na versão do Fuji Racer 3, senti que a forma já estava diferente, me obrigando a utilizar o tamanho 42.
    Recentemente, por ocasião do preço, adquiri o Adidas Kanadia TR7, também no tamanho 42.
    Como nunca utilizei nenhuma das versões anteriores do Fuji Attack, gostaria de saber qual a sua percepção em relação a forma do Fuji Attack 4? Qual numeração você utilizou?
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>