5 dicas para começar a correr

Esqueça a busca pelo exercício que gasta mais calorias e preocupe-se em inserir um compromisso na rotina.

  1. Estabeleça dias e horários compatíveis com sua agenda. 2 a 3x na semana é uma ótima forma de começar.
  2. Não deixe virar tortura, no início é para ser fácil. Seu desafio atual é cumprir a dica 1.
  3. Ter companhia ajuda muito a cumprir a dica 1.
  4. Se acha que ouvir música ou assistir TV enquanto faz exercício vai te motivar a cumprir a dica 1, ótimo, vá em frente!
  5. É preciso força de vontade para cumprir a dica 1 depois do primeiro mês.

Depois de 10min de caminhada, comece a correr bem devagar e repare por quanto tempo consegue fazer sem sofrer, há pessoas que não chegam a 1min enquanto outras passam de 30min… alternar corrida com caminhada é muito eficaz nessa fase inicial, e um bom “termômetro” é perceber que não está exagerando. Não importa por quanto tempo você vai treinar, se 20 ou 30min. O importante agora é ter esse compromisso na rotina. Mais adiante você vai perceber que seu corpo e sua agenda aguentam mais tempo.

Este texto serve para aquele seu conhecido que, como resolução de ano novo, disse que ia começar a correr. Para essa pessoa o mais difícil será encontrar tempo na agenda e permanecer motivado depois da primeira semana. Por isso que no início a preocupação não deve ser em quanto mais suar melhor, mas fazer a pessoa colocar roupa de treino e sair para treinar. Se fizer isso por um mês a chance de permanecer treinando aumenta bastante.

Claro que um treinador vai fazer o processo ficar mais fácil, mas a dica 5 nunca pode faltar.

Compartilhe se acha que pode ajudar alguém.

Enzo Amato

14 ideias sobre “5 dicas para começar a correr

  1. Realmente começar uma atividade física não é uma tarefa das mais fáceis, mesmo quando estamos precisando, é muito difícil criar o hábito, e pra isso acontecer é necessário seguir essas dicas, fica muito mais fácil. Adorei e vou recomendar o post para meu marido que diz que toda segunda começa a caminhar.

  2. Seria legal fazer um artigo com dicas para quem está voltando a correr, fiquei uns 3 meses sem poder correr e agora que voltei estou sentindo dificuldades para conseguir ter o mesmo desempenho de antes.

  3. Olá Enzo, muito legal suas dias, e os artigos! eu e meu esposo estamos precisando voltar a caminhar. Moramos no litoral e é muito bom aqui para caminhar e correr, mas é preciso constância, e esse é o objetivo que precisamos alcançar. Quando paramos por um tempo, é mais difícil voltar, mas é só começar pra voltar a gostar e não parar tão já! Faz uma grande diferença praticar uma exercício mesmo, e caminhar é bom demais, sucesso nos seus projetos!

  4. Aqui onde eu moro ( Curitiba ) tem chovido muito e tá difícil conseguir manter uma frequência de treino, as vezes começa a semana bem com sol me animo e vou correr na segunda e na terça já chove..

    Teria alguma dica para contornar este problema? Estou pensando em correr na chuva mesmo, mas não sei se poder ser ruim para saúde, ou seja, se posso pegar gripe ou outra coisa..

    • Luiz, um ponto é vestir a roupa certa para esse clima. Um corta vento impermeável vai ajudar bastante. Pode correr na chuva sem problema, seria importante tomar um banho quente assim que terminar o treino, se for fácil essa logística corra sem medo.
      A prática vai te ensinar como se vestir para cada situação, mas o corta vento é o principal.
      Abraço.

  5. Seria legal fazer um artigo com dicas para quem está voltando a correr, fiquei uns 3 meses sem poder correr e agora que voltei estou sentindo dificuldades para conseguir ter o mesmo desempenho de antes.

    • Obrigado pela dica Emanuel.
      Vou pensar num texto para abordar isso de forma geral.
      O exercício é ingrato mesmo, depois de um tempo parado é preciso voltar com calma e esperar algumas semanas de treino consistente e regular até voltar a forma que estava quando precisou parar.
      Abraço.

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