Treinos para corrida de montanha #1.

No vídeo do Programa Fôlego falo sobre as diferenças que o corredor de rua deve ficar atento quando quiser fazer suas primeiras provas de trilha ou montanha.

Para ser um corredor versátil você deve treinar de diferentes maneiras para que quando apareça alguma situação parecida durante a prova você seja capaz de superar sem que isso seja tão incômodo. Ou no português claro, se acostume a subir.

Segue algumas dicas de treino para te deixar versátil.

Treino 1 subida:

Alguns minutos de aquecimento tem em todos os treinos.

1min30 subindo controladamente para fazer os batimentos subirem um pouco acima do limiar, ou seja, perto do limite. Lembrando que é para correr num ritmo adequado para poder repetir de 5 a 10x, portanto, não é para se matar na primeira.

Variações: descer devagar para descansar e fazer uns 50m forte no plano antes de cada subida.

Treino 2 subida:

Na mesma ladeira, começar a subir em velocidade até as pernas queimarem, isso deve acontecer em 15seg, ou 30seg talvez, volte caminhando. Faça só algumas vezes dentro de um treino qualquer.

Variações: desça forte também e deixe para descansar correndo leve no plano pelo mesmo tempo que durou a série (30seg para subir e 30seg para descer = correr no plano por 1min).

Se você usa esteira: Use inclinação de pelo menos 7% e nos descansos diminua para 2%, ou plano, e corra devagar. Clique aqui para ler alguns treinos de subida na esteira.

Importante lembrar que normalmente a velocidade da subida é muito parecida com a velocidade que você usa para aquecimento no plano.

Fique ligado, no próximo vídeo vou colocar mais treinos.

Enzo Amato

Desafio Ansilta 2017 – vídeo (subtítulos en español)

6ª edição, mais de 1500 corredores, distâncias que variam de 4 a 65km e percurso lindo como verá nas imagens. Te vejo aqui ano que vem.

O vídeo mostra o percurso dos 42km, que levei 7h30 para completar.

Enzo Amato

Como treinar para uma corrida rápida.

Série de vídeos que começaram com a intenção de mostrar como se treina para uma maratona quando o objetivo é o tempo de conclusão e não só terminá-la. Mas que de acordo com os comentários foi sendo direcionado também para quem queria orientação de como treinar para as primeiras.

#1 estabelecer e ajustar parâmetros

#2 montar a planilha

#3 Fase de polimento

#4 Estratégia de prova

#5 Musculação para ajudar na corrida.

Outros vídeos sobre treino você assiste no canal do Programa Fôlego no YouTube.

Enzo Amato