Ironman

Como treinador meu objetivo é fazer o atleta amador enxergar o Ironman como uma experiência de vida, prepará-lo para que esteja mentalmente e fisicamente pronto na linha de largada com o espírito Ironman, bastando apenas participar da festa.

Diversos textos sobre Ironman podem ser encontrados aqui no blog e dão uma boa ideia de como é a rotina e como os treinos evoluem ao longo dos meses.

Os treinos são direcionados a esportistas amadores, que trabalham durante a semana, tem família e objetivos pessoais dentro da prova, ou seja, pessoas normais. Não é porque o Ironman é uma prova enorme que os treinos serão a única preocupação da semana. Entre 1 e 2 horas por dia durante a semana com a intensidade correta, somado as manhãs nos finais de semana já são suficientes para prepará-los para esse grande desafio, sem que haja necessidade de fazer mais do que o necessário para a melhora do desempenho, e esse é um paradigma que costumo quebrar. Persistência, força de vontade e comprometimento são ingredientes que não faltam nas pessoas que se propõem a fazer o Ironman. Minha preocupação como treinador é controlar a vontade de treinar cada vez mais, e equilibrar o estímulo do treino com o tempo de descanso correto e a experiência do atleta nas 3 modalidades e na musculação, além de tentar transformar essa prova numa experiência de vida para todos. Por isso incluo na preparação 1 encontro semanal em grupo com o Psicólogo Rafa Dutra, enquanto a parte alimentar é cuidadosamente controlada pela nossa nutricionista Vanessa Pimentel.

Nesses 8 anos envolvido com essa prova fantástica, 7 deles também como atleta, pude aprender muito sobre o ser humano, vontade e determinação e nada disso está diretamente ligado com físico de super atleta, mas sim com vontade.

Assista ao vídeo dos últimos treinos de 2013.

Grupo Ironman Brasil 2012 – Florianópolis

Grupo Ironman Brasil 2011 – Florianópolis

14 ideias sobre “Ironman

  1. Olá Enzo, sou de Curitiba e preciso fazer algo que considero impossível para mim é creio que particitar e completar uma prova de Ironman me ajudaria na libertação de meus pensamentos limitadores quanto a minha capacidade. 1) Tenho 43 anos e faço 44 em junho. 2) Sou sedentário e fumante. 3) Tenho 1,75 e 94kg, 4) tendo um problema na no tornozelo esquerdo, quando ando muito ele dói, 5) a 3 anos fraturas o ombro e só descobri que havia fraturado 3 meses depois é nada mais poderia fazer era deixa como ficou, e as vezes dependendo do movimento ele dói bastante. 6) Meus treinos serão sozinhos uma vez que não conheço ninguém por aqui que tenha interesse em começar esse treino. Além do que majestosamente relatou acima, teria algum conselho ou dica adicional para meu perfil? Saberia quanto devo emagrecer para ter a estrutura para aguentar a prova? Enfim qq conselho ou dica a mais será de grande valia. Obrigado e parabéns por seu artigo.

  2. Também gostaria de saber se faz assessoria online. Estou iniciando um projeto para fazer o Ironman Floripa em 2019.. Até lá pretendo correr mais algumas maratonas ( já fiz 01) e incluir a bike e natação aos poucos nos treinos.

  3. Com o tempo, qualquer pessoa pode conseguir condicionamento para participar de um Iron Man?

    Por exemplo, eu corro umas 3 vezes por semana distâncias entre 5 a 8 km por corrida, já tentei forçar um pouquinho mais pra chegar a uns 10 km ou mais, porém sinto dificuldades e acabo não insistindo.

    Com o treino adequado, é possível melhorar meu condicionamento e alcançar patamares mais elevados?

    • Leandro, sempre depende de vários fatores, dois deles são, cada pessoa reage de uma maneira aos treinos, umas evoluem rápido enquanto outras precisam de mais tempo e o outro é a agenda da pessoa. Ter disciplina para treinar, pagar treinador, nutricionista, equipamento…
      O Ironman não deveria ser o início, tem provas menores, que servem para escalonar sua relação com o esporte. Com o tempo se evolui e vem a decisão de fazer ou não uma preparação para um Ironman, porém já enxergando de um patamar mais elevado.
      Faça uma preparação adequada para fazer um short, um olímpico. Depois disso você será capaz de responder sozinho a pergunta que me fez.
      Abraço.

      • Enzo Amato, há muito tempo acalento a ideia de vir a participar de um Iron Man, hoje sou atleta master de Taekwondo, treinando regularmente. Minha idade atual é de 48 anos, qual seu sincero conselho a respeito de minha idéia?

        • Eraldo, se você quer uma boa experiência de vida, deve passar antes por outros degraus, como provas menores, ver se gosta da rotina de treinos do triathlon, se as modalidades encaixam na sua agenda… Uma pessoa persistente consegue fazer um Ironman.
          Ir direto para o Ironman pode ser facilmente traumatizante e te tirar do esporte. Não sei o que você pretende, mas já treinei todo tipo de atleta e tenho muitas histórias diferentes para contar.
          Abraço.

  4. PRETENDO REALIZAR O MEU 1º iRON (2017)…VC PODE ME PASSAR DICAS. E SE FOR TREINAR POSSO ACOMPANHAR. SOU DO CORPO DE BOMBEIROS. E JÁ TREINO A ALGUNS ANOS. MEU TEMPO PARA A NATAÇÃO 1H E 20MIN. A CORRIDA PARA 4H E 30MIN, NÃO SEI O TEMPO NA BIKE POIS NUNCA PEDALEI 180KM. ESSES TEMPOS FORAM TIRADOS SEPARADAMENTE. OBRIGADA

  5. Haverá turma para o Ironman 2014?
    Tenho interesse em receber maiores informações.
    No aguardo de seu retorno.
    Muito obrigada!
    Att.;
    Camila Rojas

    • Olá Camila.
      Sim, formaremos grupo para os Irons de 2014. O pessoal se encontrará neste final de semana para treinar, provavelmente na estrada velha, você conhece o lugar?
      Fique a vontade para perguntar e tirar qualquer dúvida, se quiser treinar com a gente está convidada, sem compromisso.
      Meu tel. é (11) 99647 8166
      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>