Santiago de Compostela

Um dia meu pai e eu conversávamos sobre algumas viagens interessantes que eu havia lido numa revista, e despretensiosamente disse que um dia gostaria de percorrer o caminho de Santiago de Compostela, meu pai logo achou que aquilo fosse um convite e perguntou quando iríamos. E a partir daí começamos a planejar, pensar na melhor época para caminhar e conciliando com a ausência no trabalho, pesquisar sobre tamanho de mochila, quantidade de roupa, qualidade e tipo das meias etc…

Já ouvi muitos dizerem que o caminho deve ser feito sozinho, com o propósito do auto conhecimento, desapego dos supérfluos da vida etc. Mas nunca acreditei que estar na companhia do meu pai me fizesse perder a oportunidade de repensar no que realmente importa na vida, pelo contrário, foi uma viagem para ser lembrada pelo resto de nossas vidas com muito carinho.

Nosso 1º treino específico para o Caminho. Ainda só imaginando como seria.

Caminhamos por mais de 800km em 33 dias para chegar até nosso destino, carregando nas costas só o necessário. Buscamos aproveitar cada minuto sem nos preocuparmos com o destino final, esse foi apenas a consequência de cada metro percorrido no caminho, lembramos de tudo e não só da sensação de chegar. Fomos sem saber o que aprenderíamos, mas sem dúvidas de que voltaríamos diferentes.

Percebi que os que sabiam sobre nossa viagem, não se impressionavam só pelo fato de caminhar mais de 800km, mas se admiravam em saber que fui junto com meu pai. É muito gratificante e algo que valorizo muito saber que nós dois temos saúde, disposição e amizade para fazer algo assim juntos.

Acompanhe algumas percepções e aprendizados que tivemos nessa longa jornada, para quem sabe, animá-lo a fazer uma viagem desse tipo, ou simplesmente fazê-lo buscar por bons momentos.

Enzo e Giuseppe Amato.

Leia como foi a jornada clicando nos links abaixo.

O caminho de Santiago (texto 1) - (texto 2)

Quanto gastamos durante a viagem!

Caminho Português (por Vívian Lemos)

Acompanhe a sequência dos treinos clicando nos links abaixo.

Nosso 1º treino para o caminho – Paranapiacaba

Nosso 2º treino para o caminho – Estrada velha de Santos

Há poucos dias do início da peregrinação.

 

7 ideias sobre “Santiago de Compostela

  1. Opa meu caro tudo bem? Cara.. um amigo me indicou seu blog por causa das ultra maratonas. Curti demais e acabei chegando a esta página do Caminho de Santiago. Fiz em 2014 de bike e achei top. Tem toda nossa aventura no meu blog.
    Cara.. senti falta no seu blog para assiná-lo. Queria receber as novas postagens. Não sei se não tem ou se não encontrei.
    Quero me manter atualizado. Vou passando por aqui enquanto isso.
    Grande abraço e prazer!

  2. Caminho de Santiago, para mim, um sonho. Em maio ultimo por ocasião do Multisport Brasil, a ultra Fernanda Maciel nos fez uma apresentação de seu desafio de fazer o caminho em 10 dias, nos mostrando as imagens do caminho aí como se diz: sonha marselino um dia você chega lá.

    • Marino, vi a Fernanda Maciel chegando numa das cidades, mas não tive oportunidade de me apresentar, eu já estava de banho tomado e ela terminara mais um dia da jornada, já era fim de tarde e ela certamente ficou na cidade, mas não a vi mais. Ainda faltavam uns 600km pra chegar em Santiago de Compostela. Cada um com seu propósito no caminho.

  3. Pingback: Prestes a começar o Caminho de Santiago. | Blog do Amato

  4. Ola Enzo !
    Espero que esteja se divertindo com seu pai no Caminho !
    Tem uma cidade que se chama Irache que fica no Caminho e na saída da cidade tem uma fabrica de vinho. Voces podem encher o cantil de graça ! É uma cortesia da vinicola. Espero que quando vc ler esta mensagem ainda dê tempo. Vou acessar seu site agora. Abraços e Buon Camino !

    • Magno, tudo bem?
      O caminho foi mais legal do que eu imaginava. Meu pai e eu andamos muito, fizemos amigos, tivemos lições de vida e tiramos fotos que não conseguiram descrever o momento que passávamos. Passamos por essa bodega e tomamos um gole do vinho. Foi pouco porque tínhamos o dia todo pela frente, rs.
      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>