Enzo Amato

Me formei em Educação Física em 2000 pela UniABC, fiz pós graduação em Administração e Marketing Esportivo em 2004 pela UGF, trabalho desde 2003 como Personal Trainer e Professor de corrida e triathlon e desde 2010 escrevo neste blog.

Nadador desde criança e praticante de diversos esportes durante a vida toda, sempre como amador, participei de minha primeira corrida de rua em 1993 em São Paulo, onde nasci. Fiz meu primeiro triathlon em 1999. Tive oportunidade de viver nos EUA em 96 e na Austrália em 2001 e a partir daí não parei de conhecer lugares, países e culturas.

Com o passar dos anos as distâncias aumentaram cada vez mais e meus objetivos mudaram. Já completei mais de 15 maratonas, 7 ultramaratonas, 7 Ironman, e caminhei com meu pai, os 800km do caminho de Santiago de Compostela. Dentre todas as experiências que vivi, procuro direcionar meu trabalho a proporcionar experiências de vida através do esporte, e não apenas montar planilhas de treino.

Neste blog você poderá acompanhar, entre outras curiosidades, assuntos sobre uma rotina de treino qualitativa, onde provas de grandes distâncias são desafiadas com uma preparação objetiva, que visa equilibrar vida social, profissional e lazer.

Não existe limite definido de quantas provas fazer num ano, mas obviamente existem muitas diferenças de pessoa para pessoa, e diferentes tipos de treinamentos, que se aplicam a cada uma delas em determinado momento de suas vidas.

Conheça meu site, entre em contato e venha treinar comigo!

60 ideias sobre “Enzo Amato

  1. Olá Enzo, parabéns pelo blog pois ele é bastante esclarecedor e incentivador sou corredor de ultra também mas não com a mesma periodicidade que você, acompanho o seu blog pois traz experiências incríveis,podemos partilhar de suas provas onde seu conhecimento ajuda a entender as dificuldades da prova. Uso o teu blog para me preparar mentalmente para as provas pois sempre exigem determinação e conhecimento. Fiquei curioso sobre qual o tênis que utilizasse na Ultra Fiord pois é uma prova que tem neve,água e lama. No final do ano pretendo correr a Extremosul Ultramarathon 223 Km no extremo sul do país. Parabéns pela experiência passada a todos pois em alguns momentos parece que estamos também participando da prova. Abraços.

    • Professor,parabéns pela dedicação. Estou com 60 anos e correndo há 15 anos,maratonas,meia e corridas de de rua,agora em janeiro inicio treino para 85 km em Torres del Paine, estou me preparando com medico,nutricionista e personal .
      Para entregar o corpo na chegada (rs rs rs) peço lhe a sugestões:
      -mochila de qtos litros (tenho 1,75 m e 65 kg) ? já que tenho que levar os dois bastoes de 67 cms.
      -Em st 2017. – levo muito ou pouco agasalho alem de 2a pele e legking ?
      -O Tênis vou provar o que vc já usou na Patagônia e sugeriu abaixo.

      Muito obrigado

  2. Oi Enzo! Boa noite!
    Parabéns pelo blog cara!! E claro, parabéns pelos resultados obtidos aí, muito massa! Gostaria de um help seu, caso seja possível. Fui atleta a vida inteira, sempre tive um ótimo condicionamento físico. Continuo muito bem condicionado mas nunca corri corridas de longa duração. Esse ano decidi que vou correr a Indomit 100K de Bombinhas, no dia 29 de Outubro. Quais dicas você me daria para preparação e adaptação nos treinos?
    Obrigado!
    Rafael

    • Rafael, difícil orientar dessa forma, mas os treinos longos vão te ensinar muito sobre o que levar, como levar e vários outros macetes que fariam você escolher provas cada vez mais longas.
      Não sei onde você treina, como, quanto, de que esporte foi atleta e nem porque escolheu logo um 100km. Não sei se já passou por alguma maratona ou outra prova longa.
      Dar dicas de treinos podem não ser suficientes, você corre um risco maior de ficar pelo caminho com uma lesão antes da prova chegar.
      Te aconselho a procurar orientação de um treinador que te acompanhe até a prova já que o tempo é bem curto dependendo do seu ponto de partida.
      Espero que tome a decisão correta junto com um profissional.
      Abraço.

  3. Olá Amato
    Parabéns pelo seu trabalho como educador físico e como corredor. Sou educadora física e trabalho com academia de ginástica geral, inclusive ministro aulas de pilates solo. Desde 2009 sou corredora amadora, corridas de 10, 15, 21km e duas Maratonas de SP. Meus treinos de fim de semana chegam aos 20 ou 25km. Já participei de Bertioga Maresias em trio fazendo o trecho final da serra. Gostaria de fazer o Solo Survivor em maio de 2016. Bem…rs, qual deveria ser meu volume de treino na semana, tipo de segunda a sexta? Sábado ou domingo qto deveria correr como longão? E para os 75km qual a distância máxima que eu deveria atingir num único dia para eu me sentir segura de que consigo realizar toda a prova? Pergunto isso, porque quando treinei para Maratona de SP, sempre treinava longo até 30km, mas só me senti preparada quando fiz um único treino de 35km, 01 mês antes da prova…isso me deu segurança para os 42km.
    Aguardo sua resposta e já deixo meu agradecimento.
    Abraços
    Cléo

    • Tudo bem Cléo?
      Obrigado por suas palavras.
      Fiz os 75km dessa prova em 2008, e na época só conseguia fazer dois treinos por semana por causa do desgaste que o treino longo me causava. Preferia descansar e me recuperar bem para só depois correr novamente. Com isso não contava km por semana, mas pensava em um treino longo no sábado e um de ritmo mais intenso na quarta ou quinta, ao redor de 10km.
      Cheguei a fazer até 42km de longo, era o que meu corpo conseguia na época, acho que se tivesse passado disso teria me machucado.
      Por outro lado já orientei alunos que tinham condições de correr mais tempo que isso como treino longo, e que também fizeram bem a prova.
      Acho importante você dar pelo menos um mês de distância do último longo para a prova. O momento de fazer cada treino é mais importante do que fazê-lo a qualquer custo ou a qualquer hora.
      E também usar cada treino longo para se sentir confiante mentalmente. Tendo isso preparado, um monte de coisas podem acontecer em provas longas que fogem do controle, e você tem que lidar com elas.
      Faça treinos de musculação, aumente um pouco seus longos que fazia para a maratona, descanse entre eles, se exija um pouco mais a cada 2 ou 3 semanas e a cada treino longo pense positivo.
      Bons treinos até lá.
      Abraço.

  4. Grande Enzo, gostaria de que você me apontasse o percurso que fez para a prova do Vulcano Ultra Trail na questão de hospedagem e transporte. Quantos dias acha adequado estar lá com antecedência ? Um hotel bacana para ficar ? E claro, obrigado pela publicação do vídeo, com certeza uma inspiração.
    Forte Abraço
    Att
    Richard Iosif Rodrigues

    • Richard, Puerto Varas é bem próximo de Puerto Montt, que é onde chega o voo, uns 20km. Seu hotel pode te oferecer um transfer ou um táxi resolve.
      Fiquei hospedado em Puerto Varas, como a maioria dos corredores. De lá a organização oferece transporte para a largada e retorno, bem pontuais. A dica é levar algo para comer depois da prova, porque o retorno ao hotel demora e a fome depois de correr aperta.
      Chegar e ter um dia livre para retirar kit, participar do congresso técnico, e descansar é o ideal, depois da prova a quantidade que tiver para passear, pois o local é turístico e tem várias opções.
      Me hospedei no Solace hotel, que é muito bom. (Fui como convidado da organização, mas se tivesse que pagar talvez optasse por um mais econômico).
      Grande abraço e bons treinos até lá.

  5. Olá Enzo! Este ano farei a maratona da patagônia chilena que será em setembro (parque torres del paine), e baseado em sua experiência gostaria de saber que tipo de roupa seria mais adequado para usar, tendo em vista as baixas temperaturas. Há necessidade de correr com a calça segunda pele? ou poderia ser a leg normal?
    Agradeço antecipadamente!
    Abs
    Luciano L. Bim

    • Luciano, uma legging é suficiente. É bom ter o corpo coberto em caso de vento, que é frio. Nada exagerado, luva, boné ou gorro, camiseta manga longa, corta vento…preocupe-se em como manter-se aquecido antes da largada, enquanto espera. Leve a máquina de foto ou celular para fazer umas fotos porque vale a pena.
      Boa corrida, abraço.

  6. Oi Amato,
    naveguei no seu Blog e gostaria de destacar sua postura zen e ponderada sobre o esporte.
    Sou uma mulher de 51 anos, sedentária, mas saudável. Tenho uma alimentação equilibrada, livre de carne vermelha e enlatados. Corria na rua para espairecer quando tinha meus 20 anos. fazia uns 15 km três vezes por semana.
    Hoje gostaria de voltar a correr, no máximo 5 Km, para deixar longe qualquer melancolia da menopausa que se avizinha. Ando firmemente tentando frequentar academia e fazer 30 min de esteira diariamente.
    A pergunta é, meu caro atleta, depois de quanto tempo nessa rotina de academia posso me arriscar a fazer aquela sua sugestão de corrida para iniciantes com 10 min de caminhada, e corrida lenta até 3 min e repetir isso por 4 vezes até alcançar 25 min? Ou você aconselha algo diferente?
    grata
    Rita

    • Oi Rita, obrigado por suas palavras.
      Você pode correr assim que sentir que as caminhadas estão fáceis demais. Esse é o momento de tentar aumentar a velocidade e correr um pouco para ver como se sente, sentir como é correr na esteira e aos poucos aumentar as exigências tanto de tempo como de velocidade.
      Acho legal você não fazer a corrida todos os dias, dê pelo menos um dia de intervalo podendo caminhar normalmente nesse dia de intervalo da corrida.
      Bom retorno à corrida e daqui algumas semanas me conte como está.
      Abraço.

  7. Parabéns pela jornada Enzo!
    A cada dia que passa a corrida se torna mais meu estilo de vida. Daqui a duas semanas corro minha primeira maratona, depois de 16 semanas de periodização seguidas com bastante dedicação, e havendo feito todos os longões indicados. Corri algumas provas de montanha em 2014 como a volta do Baú (32k – D+1900) e K21 Serra da mantiqueira. Você acredita que seja precoce pensar em fazer os 42k da Patagônia run de 2015?
    Não quero pular etapas mas ao mesmo tempo quero evoluir em volume e condicionamento para, quem sabe, daqui a uns dois ou três anos encarar as 50 milhas (depois de mais umas duas ou três maratonas). O que você acha?

    • Olá Fabrício, isso é muito individual e depende do seu momento. Repare em que tipo de prova você mais gosta, a volta do baú e a maratona no asfalto são diferentes. Escolha para que lado você quer ir e ganhe volume com o passar do tempo.
      Acho que o mais importante é ser orientado por um professor de corrida, pois além das provas tem os treinos que precisam engrenar com seu condicionamento para que você siga sem problemas físicos.
      Que faça uma ótima primeira maratona, porque vai lembrar dela pra sempre.
      Abraço.

  8. Fala Enzo tudo bem……..
    Parabéns pelas suas conquistas , em Setembro fiz a Meia de Foz Iguaçu , prova muito boa pelo visual e pelo percurso , fiz em 02:01 .

    Tanti Auguri
    Maurizzio Malandrino

  9. Olá Enzo, tudo bem? Estava pensando em trocar o guidão da minha bike, por um guidão de Triathlon. O que você acha?

    Abraços.
    Gabriel.

    • Tudo bem Gabriel?
      Acho que não vale a pena, sua bike é de ciclismo e a geometria é diferente das bikes de triathlon. Talvez seja melhor você esperar até trocar de bike, quando comprar uma de triathlon ela já virá com o guidão que você quer. Outro ponto é que você vai crescer mais, e terá que trocar de bike daqui um tempo.
      Abraço.

  10. Olá Enzo, tudo bem?
    Estava vendo alguns tênis de corrida, e fiquei com a seguinte dúvida: O peso do tênis pode atrapalhar a sua corrida?

    Abraços.

    • Olá Gabriel, o peso do tênis pode influenciar tanto para o bem quanto para o mal. Para alguém pesado, um tênis mais estruturado seria mais indicado, para você, que é bem leve, um tênis leve já resolve. O importante é você encontrar o mais confortável pra você. Umas gramas a mais ou a menos não podem vir antes do conforto. Porém quando o assunto é performance, quanto menos peso você carregar, melhor!
      Abraço.

  11. Boa Tarde Enzo, minha pisada é de tipo supinada, eu só posso usar tênis de tipo supinada ou posso usar também neutra? Será que vai lesionar? Um abraço.

    • Rogério, tudo bem?
      Isso é muito individual, alguns podem sentir que a culpa é do tênis, outros não sentirão nada até correndo descalço. É mais um jogo de gato e rato que outra coisa. Talvez o que vai valer mais é sua sensação e conforto ao correr com o tênis. É provável que na loja não dê pra você decidir, ou sentir que esse ou aquele pode te lesionar, mas se suas corridas não são passageiras, você terá muito tempo para experimentar diversos tipos de tênis e reparar se eles realmente fazem diferença. Repito, isso é muito individual e difícil de dizer. Alguns gostam de tênis mais macios, outros mais firmes, alguns sentem desconforto com certa marca, outros não a trocam por nada… Enfim, existem muitos tipos de pé, para muitos tipos de físicos, isso nos dá uma infinidade de combinações, que na minha humilde opinião, não consigo distinguir por apenas 3 tipos de tênis. Desculpe te deixar com mais dúvidas que soluções, mas é o que penso.
      Se você me disser há quanto tempo corre, se é pesado, se já teve lesões, se pisa muito supinado, posso tentar ajudar mais, porque realmente cada pessoa é diferente.
      Abraço.

      • Enzo, eu corro a 5 meses, já corri uma prova de 5km, agora estou me preparando para correr provas de 10km, treino 3 vezes na semana. Tenho 1,69 m e meu peso é 70kg. Já tive estiramento na coxa, agora faço Musculação (Fortalecimento) 2 vezes na semana. Minha pisada é supinada leve. Quero começar a experimentar o Tênis Minimalista Nike Free 4.0 V2.

        Uso atualmente o Asics Pulse 4.

        Obrigado Enzo pela ajuda.

        • Rogério, pelo que escreveu, acredito que possa usar tênis variados, sem ficar muito restrito aos tênis para supinadores. Use o minimalista em alguns treinos, e alterne com o outro, e repare se aparece alguma dor ou se você sente muita diferença. Pelo que você disse sua semana está bem dividida. As lesões podem aparecer mais facilmente pelo excesso de treino do que por culpa do tênis.
          Boas corridas, abraço.

  12. Enzo, quando possível me envie o e-mail com mais detalhes que você escreveu aqui no blog quando me deu a resposta,e vou entrar em contato com você,meu vai te ligar para convresarmos um pouco,estamos pensando em treinar com você,eu e meu pai, meu pai quer voltar a ser triatleta.

  13. Olá Enzo,estava pesquisando na internet sobre o mirím triathlon,tentei achar as distâncias mas não achei então resolvi perguntara você,quais são as distâncias do mirím triathlon?

  14. Olá Enzo, meu nome é Gabriel, tenho 11 anos, meu pai era triatleta e o Triathlon é o meu esporte preferido e quero poder praticar ao máximo quando tiver a idade certo.
    Faço vários treinos de natação e treino um pouco de ciclismo.
    Já que gostei de você, gostaria de tirar algumas dúvidas:

    - Qual é a idade certa para fazer um Triathlon?
    - Como um triatleta deve se alimentar?
    - Tenho 1,61 metros de altura, posso ter uma bike speed?
    - Qual é altura certa e o tamanho do braço certo para colocar um clip na bike.
    - Qual é a idade certa para fazer um Ironman?

    Se quiser me responder mande para:

    gabriel.franceschi@hotmail.com

    • Olá Gabriel, muito legal seu interesse pelo triathlon, vou responder com detalhes no seu email pessoal e até fazer um texto no blog sobre o assunto, mas deixo aqui para os leitores minha opinião pessoal que serve também para os adultos.
      Antes de pensar em um Ironman é interessante passar por todas as outras distancias do triathlon, curtir e aprender com cada uma delas, pois são bem diferentes, e enquanto isso, adaptar o corpo para que não se lesione facilmente. Os adultos que me procuram querem completar o desafio mais difícil com poucos meses de preparação e acabam pagando um preço caro por isso, com lesões e até frustrações, desde não conseguir cumprir seu sonho, naquele momento, por despreparo físico e/ou mental, até a de transformar um hobbie num vício ou compromisso e assim prejudicar toda sua convivência familiar e social. No seu caso garanto que é bem mais fácil do que se pensa, basta ter uma pessoa capacitada te orientando com os descansos adequados entre as modalidades. Escrevo mais sobre isso em breve.
      Abraço.

  15. Olá, Enzo tudo bem? Cara estou com dúvida sobre a frequencia cardiaca, como calcular isso? meu monitor cardiaco as vezes marca 180 batimentos por minutos, não sei se meu monitor esta regulado. Faço todo ano um teste fisico com um cardiologista, e sempre esta tudo ok.
    É normal ter um batimento tão alto assim? Um abraço.

    • Rogério, não sei há quanto tempo você corre, mas é comum em corredores iniciantes ficarem a 180BPM e sentirem que estão confortáveis, já para um corredor experiente chegar a 180 só numa corrida bem exigente. O correto é você começar a criar parâmetros. Quanto tempo você consegue manter a 180, é durante o treino todo, só nas subidas fortes, só nos tiros de 500m? E melhorar a partir deles.
      O cardiologista provavelmente avalia se existe alguma arritmia, mas não o seu desempenho máximo.
      Abraço.

  16. Olá Enzo, tudo bem? cara achei muito bacana seu Blog, é a primeira vez que entro no blog. Cara comecei a correr faz 1 mes e meios, comprei um bom tênis, um monitor cardiaco, e fiz minha avaliação médica, estou amando a corrida de rua. Estou treinando para 5 KM, vou disputar uma prova em Janeiro na cidade de Limeira-SP. Que dica você me da para os 5 KM, é minha primeira prova.

    Um abraço.

    • Olá Rogério, tudo bem? A corrida é uma atividade muito legal, desde que você não exagere na quilometragem e frequência de treinos na semana e com isso passe a sofrer com lesões. Evolua aos poucos, aprenda a entender o que seu corpo te diz, e para sua primeira prova, tenha como meta fazê-la com alegria e sem cobranças porque você vai lembrar dela para sempre.
      Abraço e boa corrida.

  17. Oi Enzo td bem? estou começando a praticar o ciclismo e gostaria de uma dica sua para comprar uma bicicleta que atinja os meus objetivos, que é pedalar a longa distância, viso tbm um ironman pois é o meu objetivo maior!!! abração..

    • Olá Samir.
      As melhores dicas você vai conseguir pesquisando em lojas especializadas e comparando as opiniões dos vendedores até que algo lhe atraia para a compra segura de acordo com sua intenção de uso e possibilidade de gasto. Comprei minha bicicleta na loja Puertollano em SP.
      Espero que encontre sua paixão de duas rodas!
      Abraço.

  18. Enzo, boa noite.
    Tenho 42 anos corro há uns 7 anos (pequenas provas). Estou parado por causa da família porém estou voltando a correr mas gostaria de fazer duathlon, pois gostaria de praticar algo diferente.
    Aonde consigo informações tipo aonde treinar quais os equipamentos corretos?…
    abs,
    Guti

    • Olá Guto, tudo bem?
      Você terá que entrar no duathlon pensando como um ciclista iniciante, ou seja, procurar todos os equipamentos do ciclismo, alguns deles com foco no triathlon, outros no próprio ciclismo, por exemplo, a sapatilha deve ser de triathlon por ser mais fácil na hora de fazer a transição.
      Vá a algumas lojas de bike, comente com os vendedores sua intenção de começar a praticar duathlon, eles te darão várias orientações e uma vai complementar a outra sempre te ajudando a entender e aprender o que procurar e o que servirá pra você.
      Não sei em que cidade ou estado você mora, mas o google certamente facilitará sua busca por uma loja especializada perto de você.
      Quando pintar outra dúvida me escreva, abraço.

  19. Pingback: O início! |

  20. Olá Enzo,
    Bom andei dando uma olhada no seu blog e vi a matéria sobre o Ironman de Cozumel, fiz minha inscrição para o desse ano.
    Tenho uma pequena experiência na prova fiz em Floripa ano passado foi muito legal meu tempo foi 12h05min, gostaria de saber se vc poderia me dar um toque em qual hotel ficar, a bike tem q ser desmontada ou pode ir como vai para Floripa só com os pneus muchos e algumas coisas q podem facilitar minha ida para o Mexico.
    Também sou Prof de Educação Física e tenho uma academia em Santo André. Aqui treina um aluno seu Edson D Marchi e foi por ele q fiquei sabendo do seu blog.
    Gostaria de trocar umas idéias com vc sobre o treinamento para o Iron se não for atrapalhar…..
    Fico grato desde já pela atenção
    Abraço
    Att,
    Fred

    • Olá Fred, o Marchi fala muito de você.
      Posso te dar umas dicas valiosas para você curtir a prova e também Cozumel. Você vai ver que fez uma boa escolha. Te escrevo em breve no email pessoal e depois registro novamente aqui no blog para os outros leitores ficarem ligados.
      Abraço e até breve.

  21. Oi Enzo tudo bem? Sempre entro no site para ver as fotos das corridas, mas nunca tinha navegado por ele em outros temas. Esta semana tive um tempinho e entrei no blog para ver o que rolava mas nem imaginava que era seu. Fiquei contente e gostei muito do conteúdo. Parabéns!!! Agora você terá mais uma leitora assídua. Abraços.

  22. Oi Enzo,

    Somos colegas e assim como você gosto de escrever no meu blog. Sempre busco parcerias com outros profissionais da área e gostaria de fazer o mesmo com vc e o seu blog. Se uma parceria lhe parecer interessante acesso o meu blog e mande um e-mail.

    Sucesso!
    Abs,
    Renato.

  23. Oi Enzo,parabéns pelo seu blog..muito legal. Sou atleta de corrida de rua de média e longa distancia,moro em porto alegre e gostaria de começar a praticar triathlon.Gostaria que tu me indicasse algum modelo ou marca de bike speed para eu iniciar na modalidade se for possivel.abraço!

    • Jeferson, as bicicletas são como carros, todas as marcas tem modelos muito bons e luxuosos e outros mais simples, as diferenças de um modelo para outro não interfere na durabilidade do material, portanto qualquer marca e modelo que te agrade vai cumprir o seu papel. Existe uma diferença muito grande de preços e o que vai determinar é o quanto você pretende investir agora no início. Não faz muito sentido comprar as mais caras para quem está no início da prática, melhor se tornar um bom ciclista e entrar no peso correto para depois investir um pouco mais no material.
      Fico contente que tenha gostado do Blog, continue acompanhando e escrevendo.
      Abraço.

  24. Oi Enzo, Tudo bem? Sou amiga do Marcio e tenho acompanhado a trajetoria de voces atraves do blog. Parabens pelo seu trabalho. Queria te fazer uma pergunta. Eu quero fazer o Iron ano que vem. Comecei a malhar em jul/09 e desde entao tenho feito algumas corridas. Na natacao participo dos Jogos do Sesi. Nunca fui excepcional mas gosto muito de praticar esportes. Desde dezembro resolvi que tentaria o triathlon. Comprei uma bike speed simples e tenho um acompanhamento de um profissional da area. Nunca havia pedalado na rua. Somente spinning. A pergunta é: Vc acha possivel que eu consiga completar o Iron com tao pouca experiencia em triathlon? Obrigada caso possa opinar.

    • Olá Juliana.
      Te mandei um email com perguntas mais direcionadas, mesmo assim deixo um parágrafo com minha opinião pessoal.
      Costumo dizer as pessoas para que não pulem etapas, é muito legal fazer seu primeiro triathlon olímpico, melhorar os tempos, depois fazer a distância de meio Ironman, que já se caracteriza como uma prova longa onde a cabeça influencia bastante, saber curtir essa distância, lidar com as emoções e sensações de uma prova longa, depois vivenciar uma maratona (42km) onde também vai aprender a lidar com sensações únicas de uma prova longa e só depois dessas experiências se propor a fazer um Ironman. Se você quer saber se é possível fazer um Ironman, é! Já tive alunos onde o primeiro triathlon foi um Ironman e que logo depois pararam de praticar a modalidade, e a grande maioria que aos poucos alçou desafios cada vez maiores, já fizeram Ironman e continuam até hoje com o mesmo entusiasmo, inclusive para provas menores. Antes de tudo, me preocupo com saúde, em poder proporcionar experiências de vida e em fazer as pessoas praticarem triathlon por muito tempo.
      Continue acompanhando o blog e nossa equipe, um abraço.

  25. Vou fazer 12 anos de corrida, e sou amante deste esporte tão gostoso. Já fiz várias meia maratonas, e agora, em outubro, fiz minha primeira maratona, que ocorreu em Cumbuco- Caucaia Ce. Treinei 9 semanas e fiz, apenas para completar, com o tempo de 5h38m, mas pretendo aperfeiçoar mais e voltar a fazer novamente novas maratonas. Curto muito o ciclismo, pois faço para relaxar e aproveitar a natureza. Parabenizo-o pelas façanhas, maratonas e ultrmaratonas. Vi os vídeos e não é fácil fazer uma ultra maratona. Pretendo um dia fazer uma ultra, pelo menos os 50km para iniciar. Um grande abraço, campeão…..

    • George, parabéns pela sua primeira maratona, das muitas que você ainda vai fazer, pelo menos dessa você nunca vai se esquecer.
      Eu também aproveito bastante o visual das provas que faço, inclusive esse é um dos meus critérios de escolha.
      Abraço.

  26. Amato!
    Parabéns pelo teu blog, interessante e com excelentes orientações para corredores de todas as faixas de idade.
    Continue com esta bela empreitada e boas corridas.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>